domingo, 18 de julho de 2010

Histórias que vivi - O Ballet Bejárt-- EU FUI!!!


Hi dears.... Estou entrando aqui com muita alegria e energia, prontinha pra contar histórias de bastidores, fofocas e curiosidades sobre o Queen...
A coluna de Lady Taylor.. está no ar....
Hum.......bem....bem... começarei por ele.. o primeiro.. o único.. o inigualável...... não.. não estou falando do Roger,.. e sim de "Sua Majestade primeira e única" Freddie Mercury.Alguém aqui assitiu ao Ballet de Maurice Béjart feito em homenagem ao Freddie e Jorge Donn? Eu assiti, aqui em São Paulo no dia 13/04/97... o ballet.. DIVINO!!! A história da criação deste ballet.....? bem.. é o que irei lhes contar......Segundo Béjart.. esse ballet é pura inspiração... influência e coincidência.. que gerou não uma homenagem.. mas uma mensagem..... O ballet entitulado "Le presbyteré n'a rien perdu de son charme ni le jardin de son éclat" título extraído de Gaston Leroux, significa "O presbitério não perdeu nada de seu encanto nem o jardim de seu brilho"... aconteceu.. por uma série de coincidências e influências do Queen na vida de Béjart.... è um ballet de reencontro com a música, a vida, a morte e o amor... Foi feito pra homenagear duas figuras importantes na vida deste grande coreógrafo. Jorge Donn, foi 1º bailarino e preferido de Béjart que morreu, também de aids, aos 45 anos.. como Freddie e que mesmo sendo muito diferentes, ambos - Freddie e Jorge, nutriram pela vida uma imensa paixão e se dedicaram a sua arte de maneira intensa e marcante. Um curiosidade: John Deacon, Brian May e Roger Taylor condecorados pelo governo francês na estréia do Béjart Ballet em Paris, 1997 Abaixo foto da divulgação do Ballet.
Béjart, deprimido com a morte de seu bailarino e de seu vocalista favorito, vai a Montreux descansar, repor as energias e debruçado sobre o alpendre do chalé onde estava fica por horas contemplando a belíssima paisagem de montanhas e gelo.. e essa paisagem, conta ele mesmo, lhe acenava como um presságio. Dias depois, chega às suas mãos o último cd do Queen, o "Made in heaven".. cuja capa era exatamente a mesma paisagem que Béjart via de seu chalé.. ao ir mais fundo, descobre que foi tirado do mesmo chalé que ele esteve. coincidência? Mensagem? Béjart se disse muito sensivel à tudo isso, e que neste exato momento concebeu todo o ballet.Utilizou como fundo musical, as canções do próprio cd "Made in heaven", com inclusões de Mozart e outros hits do Queen, sem enhuma pretensão musical,. a música pela música.Para abrilhantar mais ainda tal obra de arte, Gianni Versace desenhou o figurino....Para Béjart, Freddie continua inspirando, produzindo , utilizando outras pessoas como instrumento de sua arte única.Sobre o Queen, ele declara:.. Eu os amo, eles me inspiram, me guiam e, de tempos em tempo, nesta NO MAN'S LAND para onde todos iremos um dia... tenho certeza que Freddie esteja sentado ao lado de Mozart tocando piano.....

Música de hoje: Let me Live.- trecho do Ballet

Um comentário:

  1. Que emoção tudo isso, achei essa matéria muito bacana e interessante, bem, sobre o Ballet, o que dizer? meu Deus, dever ter sido um espetáculo maravilhoso, e referente ao comentário de Bérjat também concordo e tenho certeza que Freddie continua inspirando, produzindo, e utilizando outras pessoas como instrumento de sua inesquecível arte, e além de Mozart deve estar sentado também ao lado de John Lennon, que para mim tanto Mozart e John Lennon foram artistas iluminados!

    beijos Lady, amei sua matéria!
    Luciani (LuFrederikaMercury)

    ResponderExcluir