sábado, 25 de agosto de 2012

A "JORNADA BACK TO THE LIGHT" - A CRIAÇÃO DO ÁLBUM SOLO DE BRIAN MAY - parte 3

Em novembro de 1990, o álbum Innuendo foi completado e a banda focada em sua promoção. Além disso, a Hollywood Records nos EUA foi a gravadora que assinou com catálogo Queen e futuros lançamentos na América do Norte. A gravadora planejou uma campanha maciça de recriar e re-editar todo o catálogo de volta, bem como lançamentos solo diversos, tais como Freddie Mercury e Montserrat Caballe álbum  “Barcelona”. A banda gravou um vídeo para "Headlong" e entrevistas para a imprensa. Após o Ano Novo Brian diria Q Magazine, em janeiro de 1991 que Freddie e Roger discutiram para continuar a gravar, apesar de ter concluído Innuendo. May se juntou a eles em Montreux naquele mês e o trabalho iria começar para o que seria as gravações finais de Freddie. Fazendo uma pausa na gravação para promover a liberação do Innuendo, Brian e Roger apareceram na rádio Rockline os EUA em fevereiro. Brian foi perguntado ao no ar sobre como ia sei álbum solo e Brian tinha que dizer isto: "Eu ainda estou trabalhando nisso. É a saga do álbum solo de Brian May. É ainda nas cartas, e talvez por isso, eu estou esperando, e por este verão será terminado e eu vou lança-lo. Veja, eu tenho um monte de coisas, mas só preciso coloca-lo no álbum. É uma tarefa difícil, quando se faz um monte de decisões. "

Em maio, Brian voltou para os EUA para uma turnê promocional de ambos: do álbum Innuendo e o material das reedições da Hollywood Records dos álbuns do Queen, visitando estações de rádio e realizando solos de guitarra de improviso. Enquanto ele estava em Los Angeles no verão, Brian foi abordado pela agência de publicidade Ogilvy & Mather que pediu para ele escrever uma música para os seus novos anúncios de Ford do Reino Unido. "Esses caras jogaram alguns slogans para mim e eu pensei, 'Bem, eu posso fazer isso se eu relacioná-lo com minhas próprias experiências e os meus próprios sentimentos." E a frase "Driven By You" imediatamente pulou como uma descrição do maneira que eu vi a luta pelo poder entre duas pessoas em um relacionamento. Eu escrevi uma versão para mim, e uma versão para o comercial. E isso funcionou muito bem. Foi um “bom chute no traseiro” para mim também, porque estas pessoas trabalham de forma rápida e fazer um trabalho de qualidade. "(Guitar World, Jan. 1993)

Brian gravou as diferentes versões, a versão do anúncio de TV, sua versão solo e uma versão curta, principalmente instrumental mais tarde intitulado
“Driven By You Two,” no Mountain Studios entre os esforços contínuos do Queen,  de Freddie em particular para gravar novo material . Agora ao resto do Queen foi dito por Freddie que ele tinha Aids e que ele não sabia quanto tempo ele teria, mas que ele queria gravar o máximo que podia no tempo que lhe restava. Ford do Reino Unido lançou os novos anuncios de “Driven By You” com música de Brian, em julho e a resposta foi positiva e encorajadora para Brian para terminar a música e libera-la para sua liberação adequada em novembro. Mais significativamente, a recepção para "Driven By You" teve um maior efeito sobre o trabalho de Brian no álbum solo inteiramente, como disse a Gold Compact Disc magazine em 1992: "Eu tinha uma idéia aproximada de que o álbum ia ser assim, uma volta sobre esse tempo, mas eu não cheguei até ao trabalho sério até cerca de um ano antes, quando Driven By You aconteceu. "Eu trabalhei na música e no anúncio em paralelo, e o interessante é que a música significava uma coisa para mim, e outra coisa para as pessoas da agência. Fiquei muito estimulado pela forma como as pessoas trabalham publicidade ... Quero dizer, eles são tão rápidos. Eu entreguei a eles uma versão do Driven By You, e foi comercial de televisão já estava no dia seguinte! "

Nesta altura, Brian foi presenteado com a oportunidade de montar sob a sua escolha músicos para tocar  no festival de guitarra Legends em Sevilha, Espanha. Ele aproveitou a chance e entre os artistas foram BB King, Paul Rodgers, Mike Moran, Neil Murray, Steve Vai, Joe Walsh e Cozy Powell. De acordo com Neil Murray, este foi o início da relação de trabalho entre ele (Cozy) e Brian. Neil iria executar as partes de baixo nas gravações de Brian solo. Powell, um bom amigo de May, estava passando por dificuldades de autoria, tendo tido  um acidente de cavalo em 1991, que levou a uma pélvis esmagada. Falando Rip Magazine (1993), ele disse que "O espetáculo me deu um objetivo para ir, fazer.... Houve um período após quando o telefone parou de tocar, porque muita gente não sabia que eu estava disponível ou pensou que eu estava ferido. Você pensa: 'M@#a!, ninguém quer mais ouvir nada de mim. Minha carreira deve ter mais '.
19 de outubro de 1991, Brian e seus músicos se reuniram tocando no festival de Guitars Legends. Entre as peças tocadas foi "Last Horizont", uma das faixas que Brian estava trabalhando para o seu álbum. Depois do festival, Cozy Powell começou a trabalhar em um álbum solo de sua autoria. Uma das faixas iniciais gravadas Powell foi o instrumental "Somewhere In Time". Brian e John Deacon foram convidados para gravar nele. Eles lançaram-a em novembro de 1991. Em 24 de novembro de 1991, Freddie Mercury faleceu em sua casa em Garden Lodge, em Londres. De acordo com Brian, "Cozy entrou com uma faixa de apoio e disse que tocaria alguma coisa nela. Era a noite antes de Freddie ir, mas pela primeira vez eu tinha essa convicção completa que era iminente, eu senti que ele estava indo naquele momento. Eu usei essa faixa e escrevi uma música sobre como eu me sentia naquele momento. "(Rock CD revista, 1992) - Brian queria acrescentar letra de "Somewhere In Time" ( que é a música "Nothin But Blue, só que sem letra) e criou "Nothin But Blue." A guitarra usada Brian em ambas as gravações foi um presente do colega guitarrista Joe Satriani. Em 25 de novembro de 1991, único de Brian para “Driven By You”foi lançado. O lado B foi a faixa dedicada a Philip Sayer, “ Just one life”" Brian tinha igualmente registado uma "Versão Guitarra", substituindo a maior parte dos vocais pelo solo com a red Special. Incluído na versão single 12 a versão do anúncio de TV de“Driven By You”- Um CD promo também foi emitido contendo várias edições para as rádios.
Por Ana paula

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário