sábado, 25 de agosto de 2012

A "JORNADA BACK TO THE LIGHT" - A CRIAÇÃO DO ÁLBUM SOLO DE BRIAN MAY


Parte 1= da série -artigos de fãs) – Por Patrick Lemieux (Queenonline.com – 7 /08/ 2012)

Nesta tragetória composta de 4 partes se conhece um pouco mais das dificuldades vividas por Brian, como ele chegou ao seu 1º álbun solo completo, bem como esse período influenciou nas composições dos álbuns “The Miracle e “ Innuendo” do Queen. Patrick Lemieux é um artista canadense e escritor.

PARTE 1 - O final de 1987 foi um período tumultuado para o guitarrista Brian May do Queen. A
banda estava em uma ruptura, pausa tão necessária após o lançamento do seu álbum de 1986 A Kind Of Magic e uma bem sucedida turnê européia. Os quatro homens estavam explorando trabalhos solo fora do Queen e durante o inverno, Brian estava trabalhando no álbum de estréia da atriz Anita Dobson. Essa relação entre os dois complicaria a vida de Brian e seu casamento com sua esposa Chrissy. É neste momento que as sementes de um começo de um álbum solo
eram germinados. Enquanto morava em Los Angeles, Brian conheceu um casal, Elizabeth Lamers compositora e cantora e compositor Frank Musker. Juntos, eles escreveram - "Too Much Love Will Kill You". Brian tentou explicar: ele estava em um lugar escuro, mentalmente e emocionalmente, "Aconteceu quando eu estava na América, tentando fugir da vida, e a escrevi- a com um casal de amigos a quem eu conheci, que me ajudaram a me tirar do meu sistema. Era como uma coisa catártica. Ele mais tarde diria ao Orange County Register -1993: "foi a primeira música escrita para o álbum, que datam de 6 anos."
Brian trabalhou muito em "Too Much love...", como foi mostrado por um conjunto de gravações conhecidas pelos fãs como The Tape Boy Bell. Esta k-7 teria sido dado a um funcionário do hotel para Elizabeth Lamers que mudou de mãos e agora pertencem legitimamente a um colecionador. Esta história foi exclarecida pela própria Elizabeth Lamers: - Foi um boato que apareceu na internet anos atrás e agora é apenas uma lenda. Hmm. Eu nunca dei um fita k-7 de qualquer versão da música para ninguém do hotel.
"Tenho certeza de que tinha cópias... mas nunca houve qualquer entrega de material inédito por mim, Frank ou Brian.. O dono da fita confirma que um par de demos de Brian, intitulado Blues sono "e" Moody Teclados, está presente entre as gravações.
1988 não traria muito alívio na vida de Brian May, embora ele se refugiou nas gravações e composições e 1993, disse: "Se alguma vez eu tive uma idéia que não se encaixava com o Queen, sempre arrumava papel em algum lugar. Mas não era (idéia) até há uns 5 anos e quando eu decidi fazê-lo seria uma boa coisa para usar algumas das idéias para um álbum solo. Eu realmente começei tudo isso como uma forma de terapia. Eu estava muito deprimido na época, em um ponto, eu estava realmente muito suicida. No momento foi o fato (em particular) de que
meus filhos me impediram de passar de carro por cima de qualquer ponte"(revista Guitar World).--Cerca de início de 1988, assim diz a história, Brian foi convidado por Lonnie Donegan para escrever-lhe uma canção.
Brian escreveu“Let Your Heart Rule Your Head,”(Deixe seu coração controlar sua cabeça). Mesmo tendo uma versão gravada da canção com ele, Donegan, não colocou em seu álbum.
Assim Brian tinha agora outra canção para adicionar ao seu catálogo inédito.
Em março de 1988, Brian reservou tempo, tanto no Sarm e no Town House Studios, onde trabalhou a gravação de "Let Your Heart Rule Your Head," e um cover do The Small Faces,
" Rollin Over ". Era em torno deste tempo que pode decidir montar um estúdio de gravação em sua própria casa em Allerton Hill, e assim explicou a revista Disco de Ouro Compact em 1992: "Eu sempre resisti à idéia de ter um estúdio lá porque eu sempre achei que você deve ser capaz de ficar longe de seu trabalho ... mas nunca funcionou de qualquer maneira. A razão pela qual eu fiz
o meu próprio álbum em casa foi por causa da pressão que você sente quando trabalha em um dos principais estúdios de gravação. "Muitas vezes é um caso de...” aqui estou eu, de pé no estúdio, apenas brincando e está custando mais de R $ 1.000 por dia." Isso parece tão inútil, então eu pensei: 'Bem, por que não fazer o álbum em casa? "E eu já queria voltar para o
básico."
Uma canção que Brian começou em março de 1988 foi o "Back To The Light". Conversando com a revista Rip Brian disse: "estava no palco em 1993 - me lembro claramente de colocar as 1as palavras de 'Back to the light" para fora em uma fita em um estúdio improvisado. Eu fiz isso porque tinha que fazer algo para me manter indo. "Longe de ser, a canção nasceu na tentativa de superação de adversidades pessoais. " Back To The Light "foi um choro, um grito de esperança de um homem que queria um dia chegar aí. Na época, Brian não tinha idéia e nenhuma visão se ele alcançaria seu objetivo. Também refletindo o clima sombrio de sua vida foram as faixas “I’m
Scared” (Estou com medo) e Last Horizont (o último horizonte).
Iniciadas no estúdio Allerton Hill em março. " Last Horizon" foi experimentado em duas abordagens diferentes, o que Brian explicou aos fãs em seu site em 2004: "Eu tentei a melodia de duas maneiras diferentes, uma com uma batida suave sincopado, e outro com uma reta 4 por4 lento rock beat.
" – Já “I’m Scared", Brian disse à revista Guitar World em 1993, que remonta um longo caminho. Eu continuei fazendo versões diferentes mas como eu continuei descobrindo que eu estava com medo de mais coisas e muito mais, eu percebi que a maioria de nós apenas mantên- se dentro. Eu acho que é bom colocar tudo isso para fora às vezes. Fazer um pouco de gritos. "
Inverno em 1989, o Queen voltou sua atenção ao trabalho de estúdio para gravar outro álbum novo. Até agora, com a saúde de Freddie Mercury decaindo, o resto da banda sabia que ele estava doente, mas eu não sabia os detalhes. O impulso para continuar trabalhando trouxe de volta a banda ao Mountain Studios em Montreux em novembro do 1989. Roger Taylor e Brian May descreveram a abordagem utilizada, isso é, a banda iria trabalhar por três meses, em seguida, sair duas semanas fora, em seguida, retornar por três meses e repetir o processo. Foi em
Mountain Studios que Brian gravou material para "Just One Life" e duas músicas novas de seu álbum solo. --"Eu estava no estúdio por um par de dias para obter algumas coisas fora da minha
rotina. Eu pensei que talvez eu ficasse com um álbum solo, talvez com um álbum Queen, eu não sabia e eu vim com "Headlong e I can’t live whith you” (para o Innuendo) e eles gostaram.
"'Headlong” veio de mim, no nosso estúdio em Montreux, um estúdio de gravação em casa, para nós isso é muito encantador para elaboração. A idéia surgiu em um par de dias. No começo eu pensei como uma canção para o meu álbum solo, mas, como sempre, a banda é o melhor veículo. Assim que ouvi Freddie cantar, eu disse: 'É isso aí!' Às vezes é doloroso dar o bebê, mas o que você ganha é muito mais. E terminamos uma música Queen. "
Brian teria contribuido com mais 3 canções para o álbum conhecidas como "The Hitman", "The Show Must Go On" e " Lost oportunity".
A última faixa seria o lado B de I 'm Going Slightly Mad ", mas a entrada de Brian no álbum, em comparação com o “The Miracle”, era um retorno à forma.
De fato em 1990 Brian estaria mais em aparições em versões de outros artistas, tanto quanto trabalhava com o Queen. Ele gravou trabalho de guitarra para caridade Rock Arménia, e fez música para uma produção teatral de Macbeth, de Shakespeare, que estreou em novembro. Em 18 de fevereiro de 1990 os 4 membros do Queen foram receber um prêmio, mas foi Brian que falou em nome da banda Instituto Fonográfico Britânico na cerimônia, onde ao Queen recebeu o prêmio Outstanding
Contribution to Music por sua contribuição a música britânica.
Enviado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário