quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uma análise para os fans...

A NIGHT AT THE ÓPERA: realese feito por uma fan..

Ficha técnica: Banda Queen
lançamento: 1975
pías origem: Inglaterra
estilo: classic rock
Line-up: Freddie Mercury vocais, piano, criação, composição;
Brian May: vocais, guitarra, teclado, harpa, criação, composição,
Roger Taylor, bateria,percurssão, vocais, criação, composição,
John Deacon, bass guitar, composição, criação


O quarto álbum da banda Queen, lançado após o Queen ( 1973), Queen II ( 1974 ) e Sheer Heart Attack ( 1975), tinha a obrigação de ser um sucesso. Segundo palavras de Brian May em entrevista, se não tivesse acontecido o que acontenceu com o álbum, muito provavelmetne a banda teria acabado, pois a situação era complicada. O problema não era talento, pressão ou qualquer outro motivo. O problema era a questão financeira, afinal eles estavam constantemente sendo prejudicados por péssimos profissionais que o cercam e estavam mais na hora de deixarem de ser apenas “ mais uma banda” no mercado, ANATO ( nome carinhosamente dado para A nigth at the ópera), ou seja, era um tudo ou nada, na forma mais explícita possível da situação da banda na época.
O álbum acabou se tornando um dos álbuns mais caros da história do showbusiness, e a parceria com Roy Baker só rendeu elogios, prêmios e consagração á banda. O álbum estava pronto e prometia quebrar não só récordes, mais barreiras, mitos e tudo o que eles tinham direito....afinal havia entre tantas músicas maravilhosas uma em específico que demorava cerca de 7 minutos e mesclava elementos de ópera, rock e conseguia transcender a qualquer coisa já feita no “ mundo do rock” ou da música até o presente momento. Ouso dizer.. até os dias de hoje.
Por este motivo, a música Bo Hap ( nome carinhoso dado a Bohemian Rapsody que foi considerada um suicídio musical na época.. e até nos dias atuais..Isso simplismente porque era uma música que mistura rock com partes operísticas e durava mais que 7 minutos......
Em 21/12/1975, o álbum foi lançado e o mundo pode desfrutar de uam das mais perfeitas personificação do quarteto através de várias músicas ímpares, em qualidade técnica, musical, vocal,e artística, que finaliza brilhantemente com a versão de God save the Queen ... música que sela a majestade do álbum e da banda. Após este álbum, a banda assumiu defintivamente seu lugar de realeza musical e qual nunca mais saiu. O álbum trouxe tudo o que o Queen, traduzidos nos sonhos imaginados por Freddie Mercury no início da carreira; A banda conseguiu status, dinheiro, destaque, fama, e se tornou uma lenda.
ANATO foi um sucesso absoluto e estrondoso ao redor do mundo, ganhando todos os prêmios possíveis e criados, como o disco de platina triplo( em vários lugares), ouro, diamante, e foi considerado por muitos críticos musicais e artístas como um dos melhores álbusn de todos os tempos na história da música.
A Night at the Opera surgiu como um álbum inovador e com muita mistura de estilos, desde o rock, pop indo até o folk tradicional. Com Roger Taylor na bateria, John Deacon no baixo, Brain May na guitarra e Freddie Mercury nos vocais, o álbum veio para mostrar a capacidade do Queen de inovar e de criar coisas novas, influenciados principalmente por bandas que costumavam fazer isso em seus discos, como os Beatles, por exemplo, em sua segunda fase (citaria álbuns como o Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) e Abbey Road (1969)).O Queen voltava do sucesso de seu álbum anterior Sheer Heart Attack, no qual o single Killer Queen foi um sucesso mundial. Porém, havia um problema: estavam sem um tostão, e queriam saber o porquê disso.
Death on Two Legs (Dedicated to...) (Freddie Mercury): Freddie compôs essa música como uma forma de mostrar sua insatisfação com o produtor da banda. Ele achava o produtor era o responsável pela crise financeira que a banda estava passando e que não estavam pagando suficientemente bem os integrantes do Queen.A banda ficou surpresa com a agressividade de Freddie na música, mas era isso que o vocalista queria mostrar, sem se importar com possíveis críticas.Então, o problema foi resolvido: John Reid foi contratado como novo produtor.Nessa música percebe-se toda a raiva e indignação de Freddie com uma melodia forte e que mostrava o que ele realmente estava sentindo. (repare na ironia do título).
“You suck my blood like a leechVocê sugou meu sangue como uma sanguessugaYou break the law and you breachDesrespeita a lei e escapole,Screw my brain till it hurts
Esquenta minha cabeça até ela doerYou've taken all my money and you want more…”Já levou todo o meu dinheiro e ainda quer mais!Lazing On a Sunday Afternoon (Freddie Mercury): O Queen sempre gostou de fazer inovações, de arriscar, o que era (e ainda é) um pouco perigoso no mundo da música mas, de certo modo, eles não tinham medo.Lazing On a Sunday Afternoon é uma música inovadora, diferente. Para essa música eles queriam experimentar novos sons, novos efeitos... A voz de Freddie sairia como se fosse um Megafone, muito usado antigamente. Porém isso exigia certo trabalho dentro do estúdio: Freddie cantava, o console enviava aos microfones que estavam dentro de uma lata e esse som era o gravado.
“I go out to work on Monday morningEu saio para trabalhar na 2ª feira de manhã.Tuesday I go off to honeymoon3ª feira eu parto em lua-de-mel.I'll be back again before it's time for sunnydownEstarei de volta antes de escurecer,I'll be lazing on a Sunday afternoon”Estarei vadiando numa tarde de domingo !I’m in Love with My Car (Roger Taylor): Quando Taylor entregou uma gravação tosca dessa música feita por ele, chegaram a pensar que ele estava brincando, mas I’m in Love with My Car tinha um quê diferente, que lembrava muito o rock n’ roll antigo.A música conta a história de um carro e de alguém apaixonado por ele. Posso dizer que Roger se usou como inspiração, pois é apaixonado por carros, ditos na música como “Amigos de quatro rodas”.
“Told my girl I’ll have to forget herDisse a minha garota que terei que esquecê-laRather buy me a new carburetorPrefiro comprar um novo carburadorSo she made tracks sayin’Então ela saiu dizendoThis is the end nowQue isso já era o fimCars don’t talk backCarros não respondem de voltaThey’re just four wheeled friends now”Eles são apenas amigos de quatro rodasYou’re My Best Friend (John Deacon): Deacon sempre foi um homem muito calado e tímido. Todos o incentivavam a compor, principalmente Freddie. Nessa música, ele saiu do silêncio e escreveu esse simples pop com melodia agradável e uma bela letra, aonde a fonte de inspiração não se sabe ao certo, mas tudo indica que foi feita para a sua esposa.
“I've been with you such a long timeEu estou com você há tanto tempo.You're my sunshine and I want you to knowVocê é o meu sol, e eu quero que você saibaThat my feelings are trueQue meus sentimentos são verdadeiros,I really love youEu realmente te amo.Oh you're my best friend”Oh, você é a minha melhor amiga.‘39 (Brain May): Naquela época ter uma música como single significaria que seria ouvida de uma forma mais extensa e, de certa forma, marcaria a vida das pessoas como uma espécie de trilha sonora. Uma das maiores tristezas de Brain foi '39 não ter se tornado um single.A música conta a história de um homem que estava indo embora em uma nave espacial para conhecer outros mundos no espaço, e com o efeito do relativismo conseguia se mover na mesma velocidade que a luz (só para constar, Brain é físico formado). No meio da música há uma parte vocal que retrata a jornada no espaço.O viajante retorna pensando que se passou apenas um ano, mas na verdade passaram-se 100.(uma informação extra: No show do Queen + Paul Rodgers aqui no Rio, e que eu fui, a platéia cantou de uma forma inesperada, até para a própria banda, a música ‘39, como se fosse um single - Acho que o sonho de Brain se tornou realidade...)
“In the year of '39 came a ship in from the blueNo ano de trinta e nove veio um navio do azulThe volunteers came home that dayOs voluntários chegaram em casa naquele diaAnd they bring good news of a world so newly bornE trouxeram boas notícias de um mundo recém nascidoThough their hearts so heavily weighEmbora seus corações estivessem tão pesadosFor the earth is old and grey, little darlin’, we'll awayPois a terra está velha e cinza, querida, nós vamos emboraBut my love this cannot beMas meu amor, isso não pode ser!For so many years have gone though I'm older but a yearOh tantos anos se passaram embora eu esteja mais velho que um anoYour mother's eyes, from your eyes, cry to me”Os olhos de suas mães choram por mimSweet Lady (Brian May): Sweet Lady foi feita em compasso ¾, muito utilizado em valsas e pouco comum em rock n' roll.Nessa música, Brain quis falar sobre os relacionamentos que viveu (provavelmente, não foram boas experiências) e também sobre o relacionamentos de pessoas ao seu redor.
“You call me up and treat me like a dogVocê me telefona e me trata feito cachorroYou call me up and tear me up insideVocê me telefona e me trucida por dentroYou've got me on a leadVocê me tem na coleiraOoh you bring me down you shout aroundOoh você me arrasa, você grita comigoYou don't believe that I'm aloneVocê não me deixa sossegadoOoh you don't believe me”Ooh você não acredita em mimSeaside Rendezvous (Freddie Mercury): Uma das características de Freddie era a teatralidade, a capacidade de mostrar emoções...Em uma certa tarde de domingo, Freddie e Roger estavam “brincando” na casa do primeiro: Taylor batia os dedos em uma mesa de metal e Mercury fazia os sopros, daí nasceu a Seaside Rendezvous, que mistura uma teatralidade com algo bastante criativo.
“Seaside whenever you stroll along with meA beira mar não importa quando passeias comigoI'm merely contemplating what you feel insideEstou meramente contemplando o que você sente por dentroMeanwhile I ask you to be my Clementine
Enquanto isso eu lhe peço que sejas minha ClementinaYou say you will if you could but you can'tVocê diz que irá se puder, mas você não podeI love you madlyEu te amo loucamenteLet my imagination run away with you gladlyDeixo minha imaginação fugir com você alegrementeA brand new angle highly commendableUm novo ponto de vista altamente recomendávelSeaside rendezvous”Encontro à beira-marThe Prophet’s Song (Brian May): Certa noite, Brain teve um sonho estranho sobre um profeta e com uma melodia que ficou em sua cabeça: “Oh, people of the earth!”.No início a música iria se chamar People of the Earth, mas tarde o nome foi mudado.A música começa com um sopro, que na verdade, se trata do ar-condicionado do estúdio com um microfone preso. Mas ou menos no meio da música até o final há um efeito de atraso (delay), em que a voz e os instrumentos parecem ser repetidos como um eco, o que dá maior grandeza à música.Pode-se notar também uma grande influência da música japonesa.
“I dreamed I saw on a moonlit stairEu sonhei que vi numa escada enluaradaSpreading his hand to the multitude thereEsticando sua mão para a multidão ali presenteA man who cried for a love gone staleUm homem que clamava por um amor perdidoAnd ice cold hearts of charity bareUm coração frio desprovido de caridadeI watched as fear took the old man's gazeEu observava enquanto medo tomava o olhar do anciãoHopes of the young in troubled gravesA esperança dos jovens em túmulos desassossegados'I see no day' I heard him sayNão vejo nenhum dia' eu o ouvi dizerSo grey is the face of every mortal”Tão cinzento é o rosto de cada mortal
Love of My Live (Freddie Mercury): Freddie era um homem muito romântico e gostava de escrever sobre coisas que aconteciam com ele. Um desses exemplos é Love of My Live.Essa música foi escrita para a ex-esposa de Mercury, Mary Austin a quem ele amou muito e que se tornou uma de suas melhores amigas até a morte. Com uma harmonia e vocais maravilhosos e com uma bela letra, dá para se ver o tamanho do amor e que, realmente, ela era o amor de sua vida.
Curiosidade: Nos shows, Brian canta essa música para Freddie, como forma de trazê-lo de volta para ele e para o público. (No show aqui no Rio (2008), a platéia repetiu o feito do Rock in Rio 1985, trazendo a banda às lágrimas. Eu não me contive e comecei a chorar também!).
“When I grow olderQuando eu envelhecer,I will be there at your side to remind youEu estarei ao seu lado para lembrar-lheHow I still love you I still love you”Como eu ainda te amo, eu ainda te amoGood Company (Brian May): Nessa música foi utilizado um Ukelele-Banjo, pertencente ao pai de May (inspiração para a música).Foi no Ukelele-Banjo que Brian aprendeu os primeiros acordes, onde adaptou para a guitarra.Essa música teve grande influência das bandas de Jazz. Para imitar os efeitos de trombones, trompetes e outros instrumentos foram feitas várias gravações separadas de guitarra, aliás essa é uma das técnicas que viraram marca registrada de May.“Take good care of what you've gotCuide bem daquilo que tensMy father said to meMeu pai sempre me diziaAs he puffed his pipe and baby BEnquanto fumava seu cachimbo e o bebê BHe dandled on his kneeEle o embalava no coloDon't fool with fools who'll turn awayNão vá se meter com os tolos que irão se afastar de tiKeep all good company oohoo oohooMantenha as boas companhiasTake care of those you call your own and keep good company”Cuide bem daqueles que você chama de seus e mantenha as boas companhiasBohemian Rhapsody (Freddie Mercury): Antigamente (indo até os dias de hoje), um single não podia passar de três minutos, se passasse, poderia parecer que o DJ tinha ido ao banheiro e esquecido de voltar. Então, arriscar pôr uma música como Bohemian Rhapsody era um sinal de ousadia, e ousadia era a palavra que traduzia essa obra prima composta por Mercury.Acho que essa faixa é o ponto alto do disco: essa mistura de ritmos, a letra forte e a emoção... Perfeita!!!A interpretação dessa música pela letra, não é uma coisa muito fácil de fazer, pois no final os sentidos não se unem, mas após a morte de Freddie dá para fazer uma interpretação: a música poderia contar a história de como era ser um gay, que queria ser tratado de forma igual e que quer ser livre indo para qualquer lugar em que o vento sopre. Claro, que talvez essa não seja a real inspiração. A única forma de saber seria perguntando ao próprio Freddie, que infelizmente não está mais entre nós.
“Nothing really matters,Nada realmente importaAnyone can see,Qualquer um pode verNothing really matters,Nada realmente importaNothing really matters to me.Nada realmente importa pra mim
Any way the wind blows.”E de qualquer forma o vento sopra...

POR FALAR EM BO HAP ( como é carinhosamente chamado a música Bohemian Hapsody).. Vamos à alguns detalhes...
O que contribuiu para este sucesso inenarrável, foi sem dúvida a música que até hoje é considerada a “ melhor música pop de todos os tempos” : Bohemain Rapsody.
Bem, como já falei anteriormente, este novo trabalho da banda carregava uma ansiedade sem igual, pois ele tinha que dar certo, segundo os próprios membros da banda, era literalmente o divisor de águas, onde a banda tinha dois caminhos: ou vencer e se firmar como uma grande banda, ou vencer. Esta necessidade desesperada em acertar, é considerada por muitos, a força impulsora deste チlbum incomparável.
Entre tantas músicas apresentadas para o novo álbum, não pode-se em hipótese alguma esquecer Bo Hap, considerada pelos críticos e entendidos como a melhor música pop do século. Se criador, Freddie apresentou-a aos poucos para os membros da banda, e em um determinado momento lhe foi perguntado o porque de tantas lacunas. Sua resposta na época foi: Porque isso será a parte da opereta.
A resposta de Roger, Brian e John, foi unânime: um sonoro Hum??? com direito a sobrancelha levantada, e tudo...
Depois de concluída a parte vocal, piano, percussão etc... Freddie acrescenta os backing vocais, fornecendo aos membros da banda um guia do que queria.. e ele sabia muito bem o que queria, e o que estava fazendo e onde queria chegar. Esta é sua genialidade em relação á Bo Hap: imaginar, compor e concretizar o projeto.
Há quem diga que a música é o filho dele, e o resto da banda, apenas ajudou-o a trazer a mesma ao mundo.
A parte vocal durou cerca de 3 semanas para ficar pronta. Freddie dizia a Roy T. Baker que a opereta ia durar uns 30 segundos, o que levaria cerca de 7 dias de trabalho pra editá-la.. e Roy, no começo, disse não ter tempo para terminá-la pois já haviam estourado o prazo da gravadora...e acrescentou certa vez, que todos os dias, Freddie aparecia com mais alguma coisa. Ele dizia: Queridos, tenho mais alguns galileus pra vocês.. Isso tomou tamanha proporção, que foram cerca de 12 horas diárias de ensaios e gravações até ficar exatamente como ele havia imaginado.

Mesmo assim, nenhum deles tinha ao certo noção de como ficaria a música, onde ela começava e onde terminava, pois foi preciso emendá-la toda.. Depois de pronta, o primeiro grande obstáculo, foi mostrá-la aos executivos da EMI, que acabaram achando Freddie um louco e propuseram que a mesma foi modificada substancialmente, no tamanho, estrutura, etc...
Gary Langlan, operador de estúdio se lembra que todos na banda estavam obssecados por esta música e com um certo toque de arrogância, decidiram que ela seria lançada na íntegra, sem mudar nada.
Apesar de muito bela, ela foi rotulada como a música que jamais venderia ou tocaria numa rádio, devido a parte da opereta e principalmente pelo tamanho da mesmas, o que a fazia nada comercial.
Kimy Everett, DJ da rádio de Londres, tocou-a umas três vezes em um dia somente, em momentos distintos, só pra ver a reação do público ouvinte que acabou sendo maravilhosa.
Descoberto que a música agradava, eplo menos alguams pessoas, a EMI liberou -a em 31/10/75, data do nascimento oficial desta obra de arte... Acabou ficando durante 9 semanas em primeiro lugar no Top britânico, e voltou ao Top americano, por mais 5 semanas, após a morte de Freddie em 1991.
Depois do estrondoso sucesso de estréia, essa não música não poderia “ passar em branco”. Assim, inovando o cenário musical, agora do formato da T.V., a mesma recebeu um cuidado especial, o que hoje é mundialmente conhecido como clip.
Em 1977 recebeu seu primeiro prêmio individual: A melhor música pop britânica dos últimos 25 anos. Hoje, além deste título, Bohemian Rhapsody, detém o título nada mais que justo, da melhor canção de todos os tempos.
O interessante sobre a música, é que oficialmente não se tem uma explicação lógica da mesma. Freddie,s eu criador, certa vez chegou a dizer que ela nada mais era do que a combinação “ feliz” do acaso das rimas. Já Brian May, em entrevista, chegou a conferir a mesma ás questões pessoais e personalidade do próprio Freddie, que era complexo, irreverente, engraçado, trágico, inseguro, tudo isso misturado.. bem como uma ópera.
Em 2004 a música entrou para o salão da fama do grammy.. e voltou a ser reeditada, ganhando um especial na BBC de Londres em 2005.
Como é uma música repleta de excelência, nada mais justo do que caber á ela, a título de primeira música a virar video clip. Quando estreou em 75, a banda havia sido convidada a apresentar-se no programa “ Top of the pops”, mas por serem inovadores, não desejavam apenas apresentar-se, mas fazer algo diferente, como um filme promocional da sua nova canção e decidiram falr com Bruce Gowers, promotor de filmes britânico. Reuniram-se nos estúdios Elstree para ensaiar a nova tour e começaram a filmar o que seria o clip. Gowers relembra que chegou por volta das 7:30 p.m e que usou o que ele chamou de “ecos visuais” para a parte da opereta, mas a gravação em si foi algo muito simples.
O clip, que se inicia com a imagem da capa do álbum Queen II, destaca-se pela iluminação e efeitos visuais. Apesar de simples, foram gastos cerca de três horas para gravar tudo, e mais umas 5 horas para edição.
Brian May, ao ver o vídeo pela primeira vez, disse que a sensação da banda foi muito boa, todos adoraram, pois sentiram que o clip dava vida a canção. Foram gastos 4500 libras ( o que era um absurdo na época). Em 20/11, no programa “Top of the pops”, estreou o filme, ou seja, o clip e que mudou o rumo da TV e do mundo musical.
A acolhida do público foi algo indescritível, e se a música já era uma inovação, ela marcou definitivamente uma época. Bo Hap, como é carinhosamente chamada, vendeu mais de 1300000 cópias somente na gran-bretania, rendendo-lhe o disco de platina. タ partir dela, clips começaram a ser mais utilizados por músicos e artistas.
Após 30 anos de sua estría ao cenário musical, com tecnologia, evolução e tudo mais, Bo Hap não perdeu sua majestade, o que a torna incomparável musicalmente: seja na estrutura harmônica, letra, ousadia e talento de composição , execução vocal.. ou como diriam os menos técnicos, porém mais efetivos: na genialidade de Freddie Mercury.
Algumas curiosidades sobre Bo Hap. Na década de 70, usava-se L.P e compact disc, ou compacto ( um disco de vinil com uma ou duas músicas em cada lado).
Quando Bo Hap foi lançada, para a prensagem do compacto, a banda necessitava escolher outra música para o lado B. Roger, baterista da banda, pediu que colocassem sua música solo: I'm love with my car, hit que eternizou o baterista loiro, favorito das garotas. Apesar de cantar muito bem, lançamentos deveriam ter como vocais o Freddie, o que não acontecia nesta canção. Pois bem, conta a lenda, que Roger tanto fez, que chegou a dizer que se trancariam em um armário. Como ninguém acreditou, ele assim o fez e ficou lá a té Freddie concordar que sua música seria o lado B de Bo Hap. Esta história é contada por Crystal ( ex-roaddie de Roger). Se é verdade ou não , não podemos confirmar, mas que I'm love with my car é o lado B de Bo Hap.. isso é!!!
God Save the Queen (Brain May): O Hino Nacional Britânico serviu como uma guia para essa música instrumental e que foi gravada para ser o adeus do disco e que se tornou o adeus dos shows.P.S.: A HISTÓRIA DO NOME DO ÁLBUM:Sempre achei que A Night at the Opera tinha esse nome por causa de Bohemian Rhapsody, porque tem um quê operística e tal, e não estava totalmente errada, mas tem mais história.O nome vem de um filme dos Irmãos Marx, que foi assistido pelos integrantes do conjunto. Na hora que o viram, Roger Taylor e Freddie Mercury se entreolharam e pareciam pensar a mesma coisa: “-That’s a good name!”, pois estavam pensando em um nome que lembrasse algo lírico, como feito em Bohemian, e ficou esse.Curiosidade: Alguém marcou um almoço com Groucho Marx e foram Brian, Roger e Freddie (John ficou com medo). Lá, durante o almoço, apareceu uma pianista que começou a tocar algumas músicas. De repente, Groucho, parou e disse para eles tocarem, já que eram músicos.
Eles disseram que não poderiam, pois não haviam trazido nenhum instrumento. Aí, surge uma guitarra espanhola antiga, e eles tocaram a ‘39 para um dos Irmãos Marx.
Fontes de pesquisa: Revista Roadie Crew – ed. Nº 100
Blog: pipoca com Miojo (ou com atum, batata, jabuticaba,..- autora: Amanda Lourenço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário