sábado, 9 de abril de 2011

"Backstage dos Shows!".. Informação e curiosidade


Hi dears...
Os concertos da banda são perfeitos, exatos, não só pelo enorme e indiscutível talento, mas também, por quem fica atrás, na frente, dos lados, abaixado antes, durante e depois do concerto. São pessoas que fazem o possível e o impossível pra que este enorme talento seja ressaltado, brilhe e que nós fãs sempre possamos ter momentos mágicos.
Na época de Mr. Mercury, por exemplo, o Queen possuia uma equipe de cerca de 80 pessoas que trabalhavam direta e indiretamente com eles.Hoje, a grande maioria ou está com outros artistas, ou não mais acompanha a banda, porém segundo "minhas pulguinhas", o número de pessoas que forma o staff é mais ou menos o mesmo. Então, andei fuçando daqui e dali, durante estas minhas viagens malucas ( sim,, Lady trabalhou,kkkk) e estarei, tentando dividir com vocês fãs, uma noção do que se é necessário pra realizar um grande concerto. Não consegui ter todos os nomes da equipe, então optei apenas por dar as funções:

* Caminhoneiros: Eles nunca vêem a banda, chegam antes dela e saem também. Carregam todo equipamento de palco, som, iluminação, etc... Na época de 85/86 eram cerca de 15.
*Carpinteiros: Montam todo o palco e o cenário ( quando tem), rampas de acesso, etc...
* montadores: trabalham diretamente com os carpinteiros. O palco do Queen, tem um padrão mais ou menos de 1800 m2. Este staff, segundo me informaram, é dividido em duas equipes. Se uam está montando numa cidade, a outra já se dirige a cidade seguinte, para que nada se atrase ou dê errado. Levam cerca de 2 dias pra montar todo o palco.
* Road crew: é o pessoal direto ligado aoas membros da banda. O do Roger cuida da bateria dele, monta, afina, entrega-lhe as baquetas durante os shows. Em Brixton, ficou sentadinho aos pés dele, até dando-lhe água quando pedia. Só saiu do lugar pra chamar Rufus ( a pedido de Roger) e deixá-lo sentar-se lá.
O de Brian, é o Peter, que cuida diretamente da guitarra mais famosa do mundo. Foi ele, quem em Barcelona recebeu gentilmente os presentes e recados dos fãs argentinos e brasileiros das mãos do Wilk ie minhas, kkkk.
- Uma curisodade: Na época de Freddie, o road de Roger era o MOX. e Collie, tadinho cuidava do Freddie diretamente, era ele quem recebia olhares de desaprovação se algo não ia bem no palco.
*Assistente de iluminação: são 2
* Diretor de iluminação: è quem controla todo o equipamento direto do concerto e tem um ajudante que fica no computador, colocando as imagens da banda , por exemplo durante a execução de these are days of lives.
* engenheiros de som: são os responsáveis pelas mixagens e retorno de som pra banda. Com eles trabalham os montadores de som e estão á cargo do engenheiro chefe de som, que cuida de toda a potenciado PA e redireciona-a pra todo o palco, pra podermos desfrutar das vozes maravilhosas e únicas, bem como solos inesqueciveis.
* fornecedores: sim, importantes. Cuidam da comida da banda, principalmente after show. Pois é, dizem que tem comida que dá legal pra uns 70 convidados se for o caso e das bebidas também.
* Diretor de palco: Verifica se p palco e cenário estão em ordem, coordena tudo.
* Guarda-roupa: Cuida das roupas e das trocas. Até hoje, Brian, faz umas três trocas de roupa por show. Então, o responsável pelo guarda-roupa, fica com tudo prontinho, pois muitas vezes o tempo de troca é mínimo.
* Equipe médica: São basicamente dois médicos ; Um clinico e um fisioterapeuta. No caso de alguém necessitar de alguma massagem...ou socorro básico.
* Segurança do grupo: Cada um tem o seu, que pelo que contei, é uma pessoa fixa e outras, fornecidas por quem contrata a banda.
* Segurança de palco: de montão.. São os caras que ficam de costas pra banda, se divertindo com os fans mais loucos.. Fiz amizade com muitos deles, a acabava até ganhando lanches deles..
bem.. eles cuidam pra ninguem invadir o palco , cuidam dos que desmaiam e das fans mais ardorosas que tentar agarrar o artistas.( que horror!!)
* Suporte técnico: Olha, esta é demais!! São os que dãosuporte a banda, músicos que não aparcem. Na época do freddie era o spike edney ( hoje com o Queen). Ele tocava piano quando freddie estava cantando. Hoje, Spike, faz o som da batera, quando Roger inicia a canção radio gaga.
* Assisitentes pessoais: são os secretário, roaddies, acessores..
* Coordenador do grupo: Nos tempos do Queen/freddie era o querido amigo Crystal, que acabou tendo um acervo de aventuras com Roger inesqueciveis.
* Tour manager : é quem coordena tudinho, o poderoso chefão. Seu trabalho entre outras coias é chegar meses antes deles pra ver como é o local o que precisa o que terá que ser adaptado, enfim, ele planeja e coordena tudo, pra que saia tudo bem. O escritório responsável por isso é de Phil Symes.
* Businnes manager: é o querido Jim Beach, primeiro e único; Uma simpatia de pessoas. Em Madri ele gentilmente recebeu a camiseta do fan club de Portugal e depois em Barcelona nos cumprimentou. Sempre simpático com os fãs. bem.. ele é quem fecha os acordos com a gravadora, concertos e etc.. é o homem do dinheiro.
* Fora estas pessoas, ainda tem o representando comercial, que vende as camisetas, botons, baquetas, moedas, etc.. oficiais da banda nos shows.
* E por último, porém não menos importantes, tem os fãs sim.. NÓS!!! que somos o real e concreto motivo desta gente toda trabalhar muito pra que o Queen realize sempre um show imensamente inesquecível.!!!!!
E esta lady aqui, já foi em... 16 deles... e quero sempre mais.....

Lady Taylor

Foto: arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Oi, Lady! Pedi para você me mandar o Queen comic por e-mail e você me disse para deixar meu endereço aqui, o qual é aluapallages@hotmail.com

    Obrigada =)

    ResponderExcluir