terça-feira, 18 de junho de 2013

Rock in Rio - O musical... Análise de uma fã de rock e de Queen


ROCK IN RIO – O MUSICAL

 

Olá fãs de rock  e em especial fãs de Queen.  Na semana do dia 09/06/13, estive no teatro Alfa para assistir mais um musical... Adoro musicais.. e em especiais aqueles que conseguem utilizar músicas de artistas que á princípio não foram feitas para este momento, mas “amarram” tão bem que as músicas acabam fazendo parte perfeitamente dos mesmos. Este musical em especial, guardava emoções ímpares, pois o Rock in Rio – festival foi o momento mais marcante de minha vida enquanto fã de Queen.
O Musical que conta a história de 2 jovens ( Alef e Sofia), cuja  música tem efeito diferente em suas vidas.. parte de uma época histórica política do Brasil aonde o povo clamava por mudanças.. e por traz deste enredo a  criação ou diria a idealização de Medina que desejava fazer o Rock in Rio. História que  deixa a entender ser da década de 80, acaba sendo atemporal, se pensarmos nos movimentos que estamos presenciando nos dias atuais, com manifestações marcantes, tanto na questão política, como social e musical.

 Por falar em música, a escolha das 50 canções que fazem parte deste musical confirma  o altíssimo nível tanto dos artistas, como produtores e organizadores de musicais... não deixando nada a desejar para o que podemos assistir fora do Brasil. Eu simplesmente fiquei encantada tanto com a história, como com  a escolha de cada música para confirmar um diálogo, um momento de expressão emocional ou simplesmente marcar a mudança de cena.
O musical teve, pelo menos no dia que em fui, casa lotada e uma plateia que participava cantando cada música de diferentes tribos, diferentes rock in rios de diferentes épocas... Mas a música é mágica mesmo.. ela consegue unir gerações “numa só voz”.

 Nosso relato é simples: vale conferir, se vc for fã de boa música, de festivais e claro de Queen, porque a banda “ empresta” duas canções ao musical: O personagem Roger ( aliás um loiro lindo), descobre que é portador de HIV, e canta trechos de duas músicas ( Vida Louca – do Cazuza) e Bohemian Rapsody do Queen.. Para nós que somos responsáveis pelo FFAD Brazil, nossa emoção tanto na lembrança, quanto no respeito por estes dois artistas que morreram da mesma doença, mas que marcaram o cenário mundial com sua poesia e música......e claro para finalizar, simplesmente, somente Freddie Mercury cantando via telão junto com todo mundo ( da plateia), e o  personagem Alef cantando Love of my life......
Além disso, há personagens que marcaram o festival, e Freddie aparece vez ou outra reforçando “ história de bastidores”,, eu simplesmente amei.. chorei.. revivi momento mais que especiais... Rock in Rio o musical é uma declaração de amor á música.. e quando se fala em música, não importa aonde estamos, não importa o ano, dia ou hora.. ou preferência musical.. porque a música fala de sentimentos como amor, medo , liberdade, tristeza.. e reencontro.

 A vida é louca, breve e imensa.. como diria Cazuza.. Cantando a gente faz  história, espanta os demônios, junta amigos.. sente o mundo e  seduz a vida...

Em 10/04/84, a campanha das diretas já as 500 mil pessoas gritando por votação ...  e paralelo a isso.. o sonho da criação de um festival.. imenso demais.. tanto a nível internacional .. imaginem aqui no brasil.... Na época, não havia verbas, não havia incentivo e muito menos democracia.. só havia uma certeza.... só havia um desejo.... Foi uma empreitada difícil tanto no campo social, como financeiro e político que acabava interferindo na questão $$$..
 E assim se fez o fogo... ou melhor dizer... O mágico evento denominado Rock in Rio .. e todo os resto é história e deve ser relembrado tanto no livro, como no musical.. porque transferir sonhos em entretenimento é uma aventura mais que especial.

Para mim, que estive no Rock in Rio/85 foi um final mágico e emocionante, pois lembrei-me do Freddie cantando.. como se tivesse sido ontem... rever Freddie se emocionando ao ver 250 mil tupiniquins cantando com ele love of my life.. algo inesquecível.. que ninguém tirará de minha lembrança...

Então, não perca ao musical:

 Teatro Alfa

Texto de Rodrigo Nogueira

Direção: João Fonseca


http://www.teatroalfa.com.br/

 


 Dois vídeos imperdiveis aos fãs de Queen e de boa música:
http://www.youtube.com/watch?v=O2MGq6NEpQA ( Rock in rio -o musical - 2º ato)
http://www.youtube.com/watch?v=ZHNsoakFd9g ( grand finale.. Alef ( personagem) cantando com Freddie e a pláteia .. Love of my life)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário