quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUEEN NA ARGENTINA - 1981 E 2008 - relato de uma fã.. e outras coisinhas...

Em fevereiro de 81, Queen organizou uma tour pela América do Sul pela primeira vez.

Seu desembarque na Argentina foi algo histórico. Fez 3 concertos no estádio de Vélez , um em Mar Del Plata e um em Rosário. Os 5 concertos agendados no país, deram início ao que seria uma " divisória de águas" no cenário musical mundial, afinal, até a década de 80, só se aventuravam a toca na América Latina artistas considerado em " fim de carreira", e o Queen ainda estava em seu auge musical.

Dos comentários retirados de periódicos da época sobre a banda e os concertos, destacam-se;







- Um super grupo , realmente o nº 1.

- Mercury deixa cantar em alguns momentos e desafia o público ea segui-lo.. e eles seguem.

- A química entre a banda e o público é notável.

- As pessoas respondem com devoção tão absoluta, que tenho a impressão de que se Freddie Mercury dissesse: Abaixem a cabeça, o público faria. ( revista Rolling Stones)





Depois de 27 anos, o Queen retornou ao país para um único concerto no mesmo Estádio de Vélez.

Foram 2 horas e meia de show, mas podemos até dizer que neste ano o Queen estava pela metade, pois faltava de fato no palco as presenças de Freddie Mercury e john deacon, mas a energia a pixão dos fãs lá presentes.. tudo isso , temos que concordar que estava por inteiro, pois as 45 mil pessoas ( estimativa do próprio local), incluindo eu e o Lucas que representávamos o QueenBrazil, concordam com Gabriel Hernando ao dizer que o Queen mantinha o título de rainha do rock 27 anos depois.

Algumas citações em periódicos locais sobre este show:







- Nunca vi tanta gente chorando.

- Não posso crer em tanta paixão pela banda aqui.

- Não posso crer no que estou vendo.



Se a emoção do retorno da banda na América Latina já não fosse suficiente, imagine ao argentinos ao ouvir de Dr. May as seguintes palavras antes de cantar " las palabras de amor"..



" este tema é para vocês.... esta música é daqui".



E em outro momento quando ele diz:



" Hola .. nosso velhos amigos e nossos novos amigos.. Para Roger e u estarmos aqui é um sonho... Trago-lhes saudações de Freddie .. com certeza daonde ele estiver"



Para mim foi mais um momento de emoção, ver a união do povo argentino 27 anos depois pela banda.... Aliás na Argentina você encontra artigos do Queen como muita facilidade , incluindo jovens de todas as idades demonstrando sua paixão pela banda em camisetas, bonés, mochilas e todo tipo de aparato.





Temos certeza de que se houver outra tour mundial de Queen + algum outro artistas, a argentina já era garantido o seu concerto.. e muito provavelmente no mesmo local.

Ah! A idéia da camisetas da seleção argentina com os nomes da banda toda foram idealizados por um grupo de fãs, liderados pelo Wilki, nosso amigo pessoal.. que esteve conosco em alguns shows de 2005.

E para complementar esta narrativa de uma simples fãs, convido-os a lerem a resenha completa dos shows do Queen pela América latina em 2008, postada na revista eletrônica " Rock on Stage":



http://www.rockonstage.org/especiais/queennaamericalatina/queen.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário